segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Festival Cidade Filmada: Cinema e Urbanidade abre inscrições para oficinas.

O Festival Cidade Filmada: Cinema e Urbanidade visa integrar a arte audiovisual às questões relacionadas à urbanidade, por isso propõe uma conexão entre o cinema e o urbano promovendo uma interação social e capacitação através de oficinas gratuitas.
Anunciando o festival, as oficinas são: Micro cine, de 18 a 20 de novembro, de Produtor de Locação, de 17 a 19 de novembro e de Grafitti, nos dias 17 e 18 de novembro. Os interessados devem preencher um formulário através do site www.cidadefilmada.hd1.com.br, de 19 de outubro a 10 de novembro, e aguardar confirmação de inscrição através de e-mail.




Um pouco sobre as Oficinas

A Oficina de Micro cine será ministrada por Maurício Lídio, estudante
de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação, UFBA; é o ganhador do Festival do Minuto com “Bárbara”, o Melhor Minuto do Ano. O filme de 1 minuto dirigido por Maurício Lídio foi vencedor da Mostra Competitiva Up to 3', do Brazilian Film Festival of Toronto, pelo voto do público.
O dinamismo da Produção multimídia para web e celular culmina em uma nova técnica para a produção de vídeo, o Micro cine, que aborda a produção de conteúdos através de telefones celulares e mídias móveis, onde a narrativa curta, o baixo custo, o filme por conta própria ganha visibilidade.
Serão trabalhados conceitos básicos da linguagem audiovisual (enquadramentos, movimentos, cortes, etc) e sua utilização em equipamentos de mídia móvel.
Como pré-requisito os alunos precisam possuir câmera digital ou celular com filmadora.

A Oficina de Produtor de Locação será ministrada por Péricles Palmeiras, que devido sua extensa experiência no cinema, atua não só a frente da produção de locação, como direção geral, direção de produção, produção e direção de elenco, tendo exercidos tais funções em mais de 16 longas de ficção, como Eu, Tu, Eles, de Andrucha Waddington, e Cidade Baixa, de Sérgio Machado, e vários documentários como o ambiental: "Sofrossine, liberdade com limites", ganhador de menção honrosa no 6º Ecocine-SP e do prêmio de Melhor Documentário baiano no Festival Latino Americano Ambiental de Iraquara. Possui a produtora Berimbau filmes desde 2002, como diretor, presta serviços no mercado publicitário nacional e internacional.
A locação é o lugar escolhido para filmagem; e assim como a escolha de atores, figurino, o local também exige uma procura minuciosa e adequada; o produtor de locação torna-se então a pessoa ideal para achá-la e autorizá-la. A oficina tem por objetivo capacitar profissionais a desenvolver competência para interpretar e decupar tecnicamente roteiros, e torná-los aptos à pesquisa e sensibilidade para levantamento de locações internas e externas para produção audiovisual.

A oficina de Grafitti será ministrada por Denissena, artista plástico, ilustrador, escultor e claro, grafiteiro. Esse verdadeiro "operário cultural" retrata pela capital baiana nossa realidade social, política e econômica; participa há 7 anos do Projeto Cidadão, uma ONG do bairro onde nasceu, onde ministra oficinas de grafitti e busca aprender com seus educandos, que reconhecem sua contribuição com a estética urbana. Trabalhou como educador em vários projetos que marcaram sua vida, em especial a Universidade Solidária – UNISOL, projeto da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), que levou alunos para Mucururé, cidade do sertão baiano, onde Denis presenciou a dura vida dos moradores desse pobre sertão, onde através do seu trabalho com o graffiti, pinturas em telas e esculturas produzidas com ossos de animais mortos pela seca, promoveu uma grande troca com a comunidade local.
O graffiti baiano conquista mais um espaço, de forma natural, visando dialogar através da linguagem urbana em diversos meio social. São vários suportes, que se transformam em produtos, despertando a valorização, o reconhecimento de quem faz e vive da arte. As tendências a exemplo dos toys arts e customização em tênis, tornou-se uma referência universal do street art.
A oficina tem o objetivo de expandir o conhecimento sobre a arte urbana; os participantes irão ter um breve histórico do Grafitti e partir para experimentações técnicas, explorando novas formas de intervenções urbanas através da prática, reunindo estilos, influências, experiências e percepções da coletividade nessa arte visual que está espalhada pela cidade, e assim contribuir para mostrar o que pensam sobre ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário